PROJETO 2012



ESCOLA MUNICIPAL GERVÁSIO LAGES REBÊLO
DIREÇÃO: MARIA DOS SOCORRO PERES

COORDENAÇÃO: LIA REZENDE
2012







INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO
1-      Nome do Projeto:
PROJETO-PILOTO: INGLÊS NAS SÉRIES INICIAIS

2-      Resumo do Projeto:
Nossa escola está iniciando este projeto pela necessidade de inserção dos alunos do 2º ano ao 5º ano ao Ensino de Língua Inglesa. Acreditamos que o aluno tendo uma base de inglês desde as séries iniciais, terá um maior desenvolvimento quando chegar ao Ensino Fundamental Maior onde o Inglês já faz parte da grade curricular. Para que este projeto-piloto seja realizado contamos com a participação voluntária de alguns alunos da 8ª série que se propõem a serem mediadores dos conteúdos e das atividades para que os novos aprendizes venham a ingerir neste novo idioma. Como ponto de apoio teremos a professora que vai coordenar o projeto preparando as aulas com os alunos para que estes possam se sentir preparados, como também o professor titular da sala para que possa fazer a supervisão da aula, dando sugestões e dicas de metodologias de ensino para que cada dia possam melhorar. Contamos também com o pessoal administrativo: diretora, coordenadora e secretária; para apoio de material didático e apoio moral. Esperamos assim, que os alunos que lecionarão aprendam ainda mais este idioma, como também guarde esta atividade como experiência para o seu crescimento intelectual e emocional, já que vão iniciar a lidar com as pessoas de uma maneira mais autônoma e aprimorar seus conhecimentos lingüísticos.

3-      Objetivos:
Inserir os alunos do Fundamental Menor no ensino da Língua Inglesa, para que tenham uma base do que é o inglês e não sintam tanta dificuldade quando o estiver estudando nas séries posteriores. E fazer com que os alunos voluntários cresçam em vários sentidos através da responsabilidade e do contato com outras pessoas e exerçam sua cidadania.

4-      Justificativa:
Num município carente de recursos, e sem políticas públicas que favoreçam nossas crianças e adolescentes; faz-se necessário à implantação de projetos sócio-culturais. A falta de inserção deste idioma vem prejudicando os alunos nas séries posteriores, pois a dificuldade em aprender é claramente vista pelos professores no 6º ano, quando vai iniciar o Ensino da Língua Inglesa. Constata-se que muitos alunos riem ao ouvir alguma palavra em inglês e se intimidam a ler pelo simples fato de nunca terem oportunidade de ter contato com inglês. Desse modo, este projeto-piloto visa auxiliar os alunos a terem a base para aprender inglês, para não estranhar o língua quando estiver no 6º ano.

5-      Execução
Este projeto terá início na 3ª semana de março e pretende permanecer o ano todo com a participação direta de 21 alunos e 15 professores. Cada sala beneficiada terá 1 (uma) aula de inglês por semana. Terá uma reunião a cada mês, para que haja o planejamento da aula e discussão das dificuldades que poderão se apresentar no caminho ou mesmo novas formas de execução do Projeto, o que está dando certo e o que não está funcionando. Enfim, uma avaliação geral que será feita todos os meses com os participantes, visando o melhoramento das atividades.
 
6-      Recursos Humanos
MONITORES:
1-       Francisco de Assis da silva Filho (8º H)
2-      Jaqueline Maria Santana (8ª H)
3-      Daniela Lopes de Amorim (8ª G)
4-      Danielle Marciel Rodrigues (8º G)
5-      Francisca Aline Silva (8ª G)
6-      Jonas Braga Vidal (8ª G)
7-      Wellington Xavier de Oliveira (8ª G)
8-      Wanderson Willian F. da Silva (8ª G)
9-      Erlane do Nascimento Santos (8ª G)
10-   Daniele Borges Nunes da Silva (8ª G)
11-   Micaele Maria Carvalho (8ª G)
12-   Karina Carvalho Almeida Sampaio (8ª G)
13-   Isânia Maura Veras Silvestre (8ª H)
14-   Jainara Carvalho Nascimento (8ª H)
15-   Jéssica Adrina Nunes Silva (8ª H)
16-   Aline Nayara da Conceição Campelo (7ª I)
17-   Carmem Lúcia Santos Ferreira (7ª I)
18-   Leandra Carvalho de Freitas (7ªI)
19-   Keisyelle Carvalho dos Santos (7ª I)
20-   Laene da Silva Lima (7ª I)
21-   Gisele Carvalho Gomes (7ª I)

APOIO
1-      Lia Maria Rezende Freitas (professora-coordenadora do Projeto)
2-      Maria do Socorro Peres (diretora)
3-      Erinelda Cardoso da Silva Santos (coordenadora)
4-      Elinar Sousa Pimentel (secretária)
5-      Regina Lúcia Oliveira Silva (professora)
6-      Noeme Portela de Araújo Ribeiro (professora)
7-      Antonia Fernandes de Oliveira (professora)
8-      Raimunda Araújo Silva (professora)
9-      Rosângela Sales Garcez (professora)
10-   Hilton Pereira de Sousa (professora)
11-   Vera Lúcia Correia (professora)
12-   Maria das Dores Araújo (professora)
13-   Maria de Fátima Magalhães Alves (professora)
14-   Maria Helena da Silva Carvalho (professora)
15-   Estevam Oliveira da Costa (professor)

TURMAS BENEFICIADAS
MANHÃ
2º Ano (turma E) – 31 alunos
3º Ano (turma G) – 25 alunos
3º Ano (turma H) – 25 alunos
4º Ano (turma C) – 22 alunos
4º Ano (turma F) – 26 alunos
TARDE
4º Ano (turma E) – 21 alunos
5º Ano (turma G) – 30 alunos

7-      Custo do Projeto
·         Despesas para a confecção de farda.




                                                         ou


Valor da Unidade: 15,00
Custo total das camisas: 35 x R$ 15,00 = R$ 525,00

·         Material Pedagógico
- 22 pincéis acrílico
- 22 pastas
- 22 canetas
- 22 lápis
- 22 borrachas
- 22 réguas
- 22 apagadores
- 200 cadernos pequenos
- 22 carregadores de pincéis acrílico
- 100 cartolinas
- 22 apontadores
- 22 colas
- 5 resmas de papel A4
- 22 caixas de coleção
- 22 caixas de pincéis coloridos
·         Gravação dos DVDs utilizado nas aulas:
44 DVDs
Valor da Unidade: 2,50
Custo total das camisas: 44 x R$ 2,50 =  R$ 110,00

8 -        Parceiros Patrocinadores

1-      Escola Anglo Brasil
·         Materiais Didáticos
2-      Secretaria Municipal de Educação
·         Materiais Didáticos acima citados

9 -      Horário das aulas

MANHÃ

2ª FEIRA
4ª FEIRA
1º HORÁRIO
2º ANO E / 3º ANO G
4º ANO F
2º HORÁRIO
3º ANO H/ 4º ANO C
5º ANO D

MONITORES
2º ANO E: Daniele Lopes e Daniele Marciel
3º ANO G: Aline, Erlane e Filho
3º ANO H: Jaqueline, Jainara e Jéssica
4º ANO C: Micaele e Daniele Borges
4º ANO F: Karina, Isânia
5º ANO D: Jonas, Wanderson e Wellington Xavier

TARDE

4ª FEIRA
1º HORÁRIO
4º ANO E
2º HORÁRIO
5º ANO G

MONITORES
4º ANO E: Aline Nayara, Carmem Lúcia e Gisele
5º ANO G: Leandra e Keisyelle






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário