ESCOLA MUNICIPAL GERVÁSIO LAGES REBÊLO
DIREÇÃO: MARIA DOS SOCORRO PERES
COORDENAÇÃO: LIA REZENDE
2012
INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO
1- Nome do Projeto:
PROJETO-PILOTO:
INGLÊS NAS SÉRIES INICIAIS
2- Resumo do Projeto:
Nossa
escola está iniciando este projeto pela necessidade de inserção dos alunos do
2º ano ao 5º ano ao Ensino de Língua Inglesa. Acreditamos que o aluno tendo uma
base de inglês desde as séries iniciais, terá um maior desenvolvimento quando
chegar ao Ensino Fundamental Maior onde o Inglês já faz parte da grade
curricular. Para que este projeto-piloto seja realizado contamos com a
participação voluntária de alguns alunos da 8ª série que se propõem a serem
mediadores dos conteúdos e das atividades para que os novos aprendizes venham a
ingerir neste novo idioma. Como ponto de apoio teremos a professora que vai
coordenar o projeto preparando as aulas com os alunos para que estes possam se
sentir preparados, como também o professor titular da sala para que possa fazer
a supervisão da aula, dando sugestões e dicas de metodologias de ensino para
que cada dia possam melhorar. Contamos também com o pessoal administrativo:
diretora, coordenadora e secretária; para apoio de material didático e apoio
moral. Esperamos assim, que os alunos que lecionarão aprendam ainda mais este
idioma, como também guarde esta atividade como experiência para o seu
crescimento intelectual e emocional, já que vão iniciar a lidar com as pessoas
de uma maneira mais autônoma e aprimorar seus conhecimentos lingüísticos.
3- Objetivos:
Inserir os
alunos do Fundamental Menor no ensino da Língua Inglesa, para que tenham uma
base do que é o inglês e não sintam tanta dificuldade quando o estiver
estudando nas séries posteriores. E fazer com que os alunos voluntários cresçam
em vários sentidos através da responsabilidade e do contato com outras pessoas e
exerçam sua cidadania.
4- Justificativa:
Num município
carente de recursos, e sem políticas públicas que favoreçam nossas crianças e
adolescentes; faz-se necessário à implantação de projetos sócio-culturais. A
falta de inserção deste idioma vem prejudicando os alunos nas séries
posteriores, pois a dificuldade em aprender é claramente vista pelos
professores no 6º ano, quando vai iniciar o Ensino da Língua Inglesa.
Constata-se que muitos alunos riem ao ouvir alguma palavra em inglês e se
intimidam a ler pelo simples fato de nunca terem oportunidade de ter contato
com inglês. Desse modo, este projeto-piloto visa auxiliar os alunos a terem a
base para aprender inglês, para não estranhar o língua quando estiver no 6º
ano.
Este projeto
terá início na 3ª semana de março e pretende permanecer o ano todo com a
participação direta de 21 alunos e 15 professores. Cada sala beneficiada terá 1
(uma) aula de inglês por semana. Terá uma reunião a cada mês, para que haja o
planejamento da aula e discussão das dificuldades que poderão se apresentar no
caminho ou mesmo novas formas de execução do Projeto, o que está dando certo e
o que não está funcionando. Enfim, uma avaliação geral que será feita todos os
meses com os participantes, visando o melhoramento das atividades.
MONITORES:
1-
Francisco
de Assis da silva Filho (8º H)
2-
Jaqueline Maria Santana (8ª H)
3-
Daniela Lopes de Amorim (8ª G)
4-
Danielle Marciel Rodrigues (8º G)
5-
Francisca Aline Silva (8ª G)
6-
Jonas Braga Vidal (8ª G)
7-
Wellington Xavier de Oliveira (8ª G)
8-
Wanderson
Willian F. da Silva (8ª G)
9-
Erlane do Nascimento Santos (8ª G)
10-
Daniele Borges Nunes da Silva (8ª G)
11-
Micaele Maria Carvalho (8ª G)
12-
Karina Carvalho Almeida Sampaio (8ª G)
13-
Isânia Maura Veras Silvestre (8ª H)
14-
Jainara Carvalho Nascimento (8ª H)
15-
Jéssica Adrina Nunes Silva (8ª H)
16-
Aline Nayara da Conceição Campelo (7ª I)
17-
Carmem Lúcia Santos Ferreira (7ª I)
18-
Leandra Carvalho de Freitas (7ªI)
19-
Keisyelle Carvalho dos Santos (7ª I)
20-
Laene da Silva Lima (7ª I)
21-
Gisele Carvalho Gomes (7ª I)
APOIO
1-
Lia Maria Rezende Freitas
(professora-coordenadora do Projeto)
2-
Maria do Socorro Peres (diretora)
3-
Erinelda Cardoso da Silva Santos (coordenadora)
4-
Elinar Sousa Pimentel (secretária)
5-
Regina Lúcia Oliveira Silva (professora)
6-
Noeme Portela de Araújo Ribeiro (professora)
7-
Antonia Fernandes de Oliveira (professora)
8-
Raimunda Araújo Silva (professora)
9-
Rosângela Sales Garcez (professora)
10-
Hilton Pereira de Sousa (professora)
11-
Vera Lúcia Correia (professora)
12-
Maria das Dores Araújo (professora)
13-
Maria de Fátima Magalhães Alves (professora)
14-
Maria Helena da Silva Carvalho (professora)
15-
Estevam Oliveira da Costa (professor)
TURMAS BENEFICIADAS
MANHÃ
2º Ano (turma E) –
31 alunos
3º Ano (turma G) –
25 alunos
3º Ano (turma H) –
25 alunos
4º Ano (turma C) –
22 alunos
4º Ano (turma F) –
26 alunos
TARDE
4º Ano (turma E) –
21 alunos
5º Ano (turma G) –
30 alunos
7- Custo do Projeto
·
Despesas para a confecção de farda.
Custo total
das camisas: 35 x R$ 15,00 = R$ 525,00
·
Material Pedagógico
- 22
pincéis acrílico
- 22 pastas
- 22
canetas
- 22 lápis
- 22
borrachas
- 22 réguas
- 22 apagadores
- 200
cadernos pequenos
- 22 carregadores
de pincéis acrílico
- 100 cartolinas
- 22
apontadores
- 22 colas
- 5 resmas
de papel A4
- 22 caixas
de coleção
- 22 caixas
de pincéis coloridos
·
Gravação dos DVDs utilizado nas aulas:
44 DVDs
Valor da
Unidade: 2,50
Custo total
das camisas: 44 x R$ 2,50 = R$ 110,00
8 - Parceiros Patrocinadores
1-
Escola Anglo Brasil
·
Materiais Didáticos
2-
Secretaria Municipal de Educação
·
Materiais Didáticos acima citados
9 - Horário das aulas
MANHÃ
2ª FEIRA
|
4ª FEIRA
|
|
1º HORÁRIO
|
2º ANO E / 3º
ANO G
|
4º ANO F
|
2º HORÁRIO
|
3º ANO H/ 4º ANO
C
|
5º ANO D
|
MONITORES
2º ANO E: Daniele Lopes e Daniele Marciel
3º ANO G: Aline, Erlane e Filho
3º ANO H: Jaqueline, Jainara e Jéssica
4º ANO C: Micaele e Daniele Borges
4º ANO F: Karina, Isânia
5º ANO D: Jonas, Wanderson e Wellington Xavier
TARDE
4ª FEIRA
|
|
1º HORÁRIO
|
4º ANO E
|
2º HORÁRIO
|
5º ANO G
|
MONITORES
4º ANO E: Aline Nayara, Carmem Lúcia e Gisele
5º ANO G: Leandra e Keisyelle
Nenhum comentário:
Postar um comentário