PROJETO 2013





ESCOLA MUNICIPAL GERVÁSIO LAGES REBÊLO
DIREÇÃO: MARIA FRANCILENE MESQUITA


 
PROJETO-PILOTO: INGLÊS NAS SÉRIES INICIAIS

COORDENAÇÃO: LIA REZENDE








2013

INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO
1-      Nome do Projeto:
PROJETO-PILOTO: INGLÊS NAS SÉRIES INICIAIS
2-      Resumo do Projeto:
Nossa escola está iniciando este projeto pela necessidade de inserção dos alunos do 2º ano ao 5º ano ao Ensino de Língua Inglesa. Acreditamos que o aluno tendo uma base de inglês desde as séries iniciais, terá um maior desenvolvimento quando chegar ao Ensino Fundamental Maior onde o Inglês já faz parte da grade curricular. Para que este projeto-piloto seja realizado contamos com a participação voluntária de alguns alunos da 8ª série que se propõem a serem mediadores dos conteúdos e das atividades para que os novos aprendizes venham a ingerir neste novo idioma. Como ponto de apoio teremos a professora que vai coordenar o projeto preparando as aulas com os alunos para que estes possam se sentir preparados, como também o professor titular da sala para que possa fazer a supervisão da aula, dando sugestões e dicas de metodologias de ensino para que cada dia possam melhorar. Contamos também com o pessoal administrativo: diretora, coordenadora e secretária; para apoio de material didático e apoio moral. Esperamos assim, que os alunos que lecionarão aprendam ainda mais este idioma, como também guarde esta atividade como experiência para o seu crescimento intelectual e emocional, já que vão iniciar a lidar com as pessoas de uma maneira mais autônoma e aprimorar seus conhecimentos lingüísticos.
3-      Objetivos:
Inserir os alunos do Fundamental Menor no ensino da Língua Inglesa, para que tenham uma base do que é o inglês e não sintam tanta dificuldade quando o estiver estudando nas séries posteriores. E fazer com que os alunos voluntários cresçam em vários sentidos através da responsabilidade e do contato com outras pessoas e exerçam sua cidadania.
4-      Justificativa:
Num município carente de recursos, e sem políticas públicas que favoreçam nossas crianças e adolescentes; faz-se necessário à implantação de projetos sócio-culturais. A falta de inserção deste idioma vem prejudicando os alunos nas séries posteriores, pois a dificuldade em aprender é claramente vista pelos professores no 6º ano, quando vai iniciar o Ensino da Língua Inglesa. Constata-se que muitos alunos riem ao ouvir alguma palavra em inglês e se intimidam a ler pelo simples fato de nunca terem oportunidade de ter contato com inglês. Desse modo, este projeto-piloto visa auxiliar os alunos a terem a base para aprender inglês, para não estranhar o língua quando estiver no 6º ano.
5-      Execução
Este projeto terá início na 3ª semana de março e pretende permanecer o ano todo com a participação direta de 12 alunos e 09 professores. Cada sala beneficiada terá 1 (uma) aula de inglês por semana. Terá uma reunião a cada mês, para que haja o planejamento da aula e discussão das dificuldades que poderão se apresentar no caminho ou mesmo novas formas de execução do Projeto, o que está dando certo e o que não está funcionando. Enfim, uma avaliação geral que será feita todos os meses com os participantes, visando o melhoramento das atividades.








6-      Recursos Humanos
MONITORES:
1-      Aline Nayara da Conceição Campelo (8ª A)
2-      Mércia Jordana Gomes de Carvalho (7ªA)
3-      Ezequiel do Nascimento Santos (8ª B)
4-      Érica Alves de Moura (7ªA)
5-      Jheimes Braga Vidal (8ª B)
6-      Maria Esperança Silva Sousa (8ª B)
7-      Rayane Maria Sousa Xavier (8ª B)
8-      Francisca Tamires Carvalho Falcó (8ª B)
9-      Eduarda Sampaio Pacheco (7ª A)
10-   Daiane Paiva Silva (7ª A)
11-   Maria da Conceição dos Reis Gomes (7ª A)
12-   Imara Almeida Coelho (7ª A)

APOIO
1-      Lia Maria Rezende Freitas (professora - coordenadora do Projeto)
2-      Maria Francilene Mesquita(diretora)
3-      Erinelda Cardoso da Silva Santos (coordenadora do PDE)
4-      Elinar Sousa Pimentel (secretária)
5-      Noeme Portela de Araújo Ribeiro (professora)
6-      Antonia Fernandes de Oliveira (professora)
7-      Raimunda Araújo Silva (professora)
8-      Maria das Dores Araújo (professora)
9-      Estevam Oliveira da Costa (professor)
10-   Maria Cristina Quaresma Queiroz (professora)
11-   Maria Eterna Oliveira (professora)

TURMAS BENEFICIADAS
MANHÃ
4º Ano (turma A) – 27 alunos
4º Ano (turma B) – 28 alunos
5º Ano (turma A) – 22 alunos
5º Ano (turma B) – 23 alunos
TARDE
5º Ano (turma C) – 23 alunos




7-      Custo do Projeto


·         Despesas para a confecção de farda.
Valor da Unidade: 15,00
Custo total das camisas: 12 x R$ 15,00 = R$ 180,00

·         Material Pedagógico
- 36 pincéis acrílico
- 15 pastas
- 15 canetas
- 15 lápis
- 15 borrachas
- 15 réguas
- 15 apagadores
- 140 cadernos pequenos
- 15 carregadores de pincéis acrílico
- 100 cartolinas
- 15 apontadores ou estiletes
- 15 colas
- 5 resmas de papel A4
- 15 caixas de coleção
- 15 caixas de pincéis coloridos
·         Gravação dos DVDs utilizado nas aulas:
24 DVDs
Valor da Unidade: 2,50
Custo total das camisas: 24 x R$ 2,50 =  R$ 60,00


8-      Parceiros Patrocinadores

1-      Escola Anglo Brasil
·         Materiais Didáticos
2-      Secretaria Municipal de Educação
·         Materiais Didáticos acima citados









9-Horário das aulas
MANHÃ

3ª FEIRA
4ª FEIRA
1º HORÁRIO


2º HORÁRIO
5º ANO C


MONITORES
5º ANO C : Eduarda Sampaio, Dainane Paiva, Maria da Conceição e Imara Almeida

TARDE

5ª FEIRA
1º HORÁRIO

2º HORÁRIO

3º HORÁRIO

4º HORÁRIO

5º HORÁRIO
5º Ano A  / 5º Ano  B

MONITORES
4º ANO : Érica e Mércia
4º ANO : Ezequiel e Aline
5º ANO A: Jheimes e Rayane
5º ANO B: Maria Esperança e Tamires

Nenhum comentário:

Postar um comentário