ESCOLA MUNICIPAL GERVÁSIO LAGES REBÊLO
DIREÇÃO: MARIA FRANCILENE MESQUITA
PROJETO-PILOTO:
INGLÊS NAS SÉRIES INICIAIS
COORDENAÇÃO: LIA REZENDE
2013
INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO
1- Nome do Projeto:
PROJETO-PILOTO:
INGLÊS NAS SÉRIES INICIAIS
2- Resumo do Projeto:
Nossa
escola está iniciando este projeto pela necessidade de inserção dos alunos do
2º ano ao 5º ano ao Ensino de Língua Inglesa. Acreditamos que o aluno tendo uma
base de inglês desde as séries iniciais, terá um maior desenvolvimento quando
chegar ao Ensino Fundamental Maior onde o Inglês já faz parte da grade
curricular. Para que este projeto-piloto seja realizado contamos com a
participação voluntária de alguns alunos da 8ª série que se propõem a serem
mediadores dos conteúdos e das atividades para que os novos aprendizes venham a
ingerir neste novo idioma. Como ponto de apoio teremos a professora que vai
coordenar o projeto preparando as aulas com os alunos para que estes possam se
sentir preparados, como também o professor titular da sala para que possa fazer
a supervisão da aula, dando sugestões e dicas de metodologias de ensino para
que cada dia possam melhorar. Contamos também com o pessoal administrativo:
diretora, coordenadora e secretária; para apoio de material didático e apoio
moral. Esperamos assim, que os alunos que lecionarão aprendam ainda mais este
idioma, como também guarde esta atividade como experiência para o seu
crescimento intelectual e emocional, já que vão iniciar a lidar com as pessoas
de uma maneira mais autônoma e aprimorar seus conhecimentos lingüísticos.
3- Objetivos:
Inserir os
alunos do Fundamental Menor no ensino da Língua Inglesa, para que tenham uma
base do que é o inglês e não sintam tanta dificuldade quando o estiver
estudando nas séries posteriores. E fazer com que os alunos voluntários cresçam
em vários sentidos através da responsabilidade e do contato com outras pessoas e
exerçam sua cidadania.
4- Justificativa:
Num município
carente de recursos, e sem políticas públicas que favoreçam nossas crianças e
adolescentes; faz-se necessário à implantação de projetos sócio-culturais. A
falta de inserção deste idioma vem prejudicando os alunos nas séries
posteriores, pois a dificuldade em aprender é claramente vista pelos
professores no 6º ano, quando vai iniciar o Ensino da Língua Inglesa.
Constata-se que muitos alunos riem ao ouvir alguma palavra em inglês e se
intimidam a ler pelo simples fato de nunca terem oportunidade de ter contato
com inglês. Desse modo, este projeto-piloto visa auxiliar os alunos a terem a base
para aprender inglês, para não estranhar o língua quando estiver no 6º ano.
5- Execução
Este projeto
terá início na 3ª semana de março e pretende permanecer o ano todo com a
participação direta de 12 alunos e 09 professores. Cada sala beneficiada terá 1
(uma) aula de inglês por semana. Terá uma reunião a cada mês, para que haja o
planejamento da aula e discussão das dificuldades que poderão se apresentar no
caminho ou mesmo novas formas de execução do Projeto, o que está dando certo e
o que não está funcionando. Enfim, uma avaliação geral que será feita todos os
meses com os participantes, visando o melhoramento das atividades.
6- Recursos Humanos
MONITORES:
1-
Aline Nayara da Conceição Campelo (8ª A)
2-
Mércia Jordana Gomes de Carvalho (7ªA)
3-
Ezequiel do Nascimento Santos (8ª B)
4-
Érica Alves de Moura (7ªA)
5-
Jheimes Braga Vidal (8ª B)
6-
Maria Esperança Silva Sousa (8ª B)
7-
Rayane Maria Sousa Xavier (8ª B)
8-
Francisca Tamires Carvalho Falcó (8ª B)
9-
Eduarda Sampaio Pacheco (7ª A)
10-
Daiane Paiva Silva (7ª A)
11-
Maria da Conceição dos Reis Gomes (7ª A)
12-
Imara Almeida Coelho (7ª A)
APOIO
1-
Lia Maria Rezende Freitas (professora - coordenadora
do Projeto)
2-
Maria Francilene Mesquita(diretora)
3-
Erinelda Cardoso da Silva Santos (coordenadora
do PDE)
4-
Elinar Sousa Pimentel (secretária)
5-
Noeme Portela de Araújo Ribeiro (professora)
6-
Antonia Fernandes de Oliveira (professora)
7-
Raimunda Araújo Silva (professora)
8-
Maria das Dores Araújo (professora)
9-
Estevam Oliveira da Costa (professor)
10-
Maria Cristina Quaresma Queiroz (professora)
11-
Maria Eterna Oliveira (professora)
TURMAS BENEFICIADAS
MANHÃ
4º Ano (turma A) –
27 alunos
4º Ano (turma B) –
28 alunos
5º Ano (turma A) –
22 alunos
5º Ano (turma B) –
23 alunos
TARDE
5º Ano (turma C) –
23 alunos
7- Custo do Projeto
·
Despesas para a confecção de farda.
Valor da
Unidade: 15,00
Custo total
das camisas: 12 x R$ 15,00 = R$ 180,00
·
Material Pedagógico
- 36
pincéis acrílico
- 15 pastas
- 15
canetas
- 15 lápis
- 15
borrachas
- 15 réguas
- 15 apagadores
- 140
cadernos pequenos
- 15 carregadores
de pincéis acrílico
- 100
cartolinas
- 15
apontadores ou estiletes
- 15 colas
- 5 resmas
de papel A4
- 15 caixas
de coleção
- 15 caixas
de pincéis coloridos
·
Gravação dos DVDs utilizado nas aulas:
24 DVDs
Valor da
Unidade: 2,50
Custo total
das camisas: 24 x R$ 2,50 = R$ 60,00
8- Parceiros Patrocinadores
1-
Escola Anglo Brasil
·
Materiais Didáticos
2-
Secretaria Municipal de Educação
·
Materiais Didáticos acima citados
9-Horário das
aulas
MANHÃ
3ª FEIRA
|
4ª FEIRA
|
|
1º HORÁRIO
|
||
2º HORÁRIO
|
5º ANO C
|
MONITORES
5º ANO C : Eduarda Sampaio, Dainane Paiva, Maria da Conceição e
Imara Almeida
TARDE
5ª FEIRA
|
|
1º HORÁRIO
|
|
2º HORÁRIO
|
|
3º HORÁRIO
|
|
4º HORÁRIO
|
|
5º HORÁRIO
|
5º Ano A / 5º Ano
B
|
MONITORES
4º ANO : Érica e Mércia
4º ANO : Ezequiel e Aline
5º ANO A: Jheimes e Rayane
5º ANO B: Maria Esperança e Tamires
Nenhum comentário:
Postar um comentário